Página inicial / Acesso à Informação / Perguntas Frequentes / Perguntas Frequentes - CEBGAS

Acesso à Informação

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes - CEBGAS

1 – Quem é a CEBGAS?

A Companhia Brasiliense de Gás (CEBGAS), autorizada por meio da Lei Distrital n°2.518 de 10 de janeiro de 2000, é uma sociedade de economia mista responsável pela distribuição exclusiva de gás natural canalizado no Distrito Federal. Sua criação reflete a estratégia do governo local de promover o uso do gás natural como fonte de energia sustentável, conciliando gestão empresarial e limitações de investimento público.

 

2 – O que é o Gás Natural?

O gás natural é uma fonte de energia amplamente utilizada nos setores térmico, industrial, comercial, residencial e veicular, destacando-se por ser mais limpa e eficiente do que derivados de petróleo e carvão. Sua combustão é completa, sem emissão de fuligem, contribuindo para melhor qualidade de vida e menor impacto ambiental, além de favorecer o desenvolvimento econômico.

Ele pode ter origem fóssil, formado ao longo de milhões de anos a partir da decomposição de matéria orgânica, ou renovável, quando produzido a partir de resíduos orgânicos que geram biogás e, após purificação, se transformam em biometano.

 

3 – Quais são as principais características do Gás Natural?

É uma energia de origem fóssil ou renovável (biometano), mistura de hidrocarbonetos leves entre os quais se destaca o metano (CH4), que se localiza no subsolo da terra procedente da decomposição da matéria orgânica espalhada entre os extratos rochosos ou através da decomposição de resíduos animais ou vegetais.

Tal e como é extraído das jazidas, o gás natural é um produto incolor e inodoro, não é tóxico e é mais leve que o ar. O gás natural não tem cheiro, é odorizado para que seja percebido em caso de vazamentos. Além disso, o gás natural é uma energia carente de enxofre e a sua combustão é completa, liberando como produtos da mesma o dióxido de carbono (CO2) e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, o que faz do gás natural uma energia ecológica e não poluente.

 

4 - Quais são as vantagens do Gás Natural?

Menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção. Menor custo de manuseio de combustível. Elevado rendimento energético. Custo bastante competitivo com outras alternativas. Diminuição da poluição urbana.

 

5 - Existe possibilidade de contaminação ou adulteração do Gás Natural?

Por ser distribuído por tubulação de alta pressão desde seu ponto de extração, não existe qualquer contato com o combustível, eliminando possibilidades de contaminação ou adulteração, assegurando sua qualidade.

 

6 - Como posso passar a utilizar o Gás Natural?

Para utilizar o Gás Natural, a rede de distribuição interna deve estar de acordo com as normas da ABNT. Caso esteja dentro das normas e após uma vistoria técnica, provavelmente nenhuma grande alteração seja necessária. Quanto aos equipamentos (fogão, aquecedor, caldeiras, etc), os queimadores dos mesmos deverão sofrer uma pequena adaptação.

Além do GLP, o GN pode substituir o óleo diesel, o óleo combustível, a lenha, o carvão e a eletricidade. Principais aplicações:

·        Equipamentos de cozinha: fogões, chapas, fornos, fritadeiras etc.;

·        Aquecimento de água: aquecedores de passagem, caldeiras, broilers, etc;

·        Climatização de ambientes: lareiras, chillers (sistemas de ar-condicionado);

·        Geração de Energia Elétrica: moto geradores a gás natural;

·        Combustível para Veículos.

 

7 - Os carros movidos a GNV são seguros?

Totalmente seguros. Sendo mais leve que o ar, em caso de vazamentos, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios. Além disso, para que o gás natural inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620° C. O álcool se inflama a 200° C.

Em hipótese alguma, os veículos movidos a GNV podem ser confundidos com aqueles que circulavam, clandestinamente, com botijões de gás de cozinha.

 

8- O Gás Natural é igual ao gás de botijão?

Não. Suas características são muito diferentes do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de botijão, cujo uso como combustível em veículos automotores é proibido).